-
Arquitetos: SUN arquitectos
- Área: 200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Antonia Izquierdo
-
Fabricantes: Alumadi, Opendark
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Laguna está localizada às margens da lagoa Zapallar. Sua localização em uma esquina privilegiada, separada da praia por uma estreita faixa de areia, e sua perfeita implantação no terreno possibilita uma boa orientação e uma volumetria original que se adapta às suas condições.
PROGRAMA
A casa é dividida em dois andares, que separam os espaços de uso público no primeiro andar e os quartos no segundo.
A casa é acessada do primeiro nível, que organiza os espaços comuns, como uma grande sala de estar e jantar com vista para o mar. Ao lado deles, a cozinha anexa à área de serviço e lavanderia, um banheiro para hóspedes, estacionamento e um terraço com piscina que se conecta à sala de estar através de janelas de correr. O segundo nível contém dois quartos articulados por um grande corredor, um banheiro compartilhado e o quarto principal. Este último está separado do resto dos ambientes por dois terraços, um voltado para o norte e outro para o sul, com banheiro privativo e closet. Esta separação isola a sala principal do ruído e ilumina toda a área com as grandes janelas que se abrem para os terraços superiores. Todos os quartos são articulados ao redor da lareira, que funciona como o coração da casa, pois aquece da sala de estar, criando uma rota circular no primeiro nível, até o nível superior.
VOLUMETRIA
A volumetria da casa é criada a partir da restrição da distância até os limites do terreno. Assim é criado um volume inferior, que segue a mesma geometria e suporta dois volumes superiores, um quadrado e o outro retangular, ambos ligados pelos terraços. Esta volumetria mista de madeira e aço em uma laje de concreto armado de um metro de altura não só evita a inundação frequente do local, mas também intensifica as vistas de ambos os pisos. Por outro lado, cria dois ambientes na área externa; um mais público de frente para a rua e um mais privado protegido do vento, onde estão localizados o terraço, a piscina e a área para churrasco. A escolha cuidadosa dos materiais e a forma como se complementam resultam em uma casa com uma aparência contemporânea que combina o moderno e o tradicional.
LUZ
A casa está voltada para o sul, a vista condiciona a orientação, razão pela qual a área de convivência ao ar livre está localizada no lado norte, fornecendo luz natural para o terraço e piscina durante todo o dia, enquanto grandes janelas se abrem ao longo de toda a fachada principal para iluminar o resto da casa. Isto, junto com os terraços no nível superior, ilumina parte da sala de estar e dois dos quartos. Além disso, uma clarabóia acima da escadaria fornece luz para todo o núcleo de comunicação vertical.